Google+ Badge

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

LIÇÕES DE VIDA

LIÇÕES DE VIDA

        Passamos a vida inteira aprendendo com nossos erros.
- Feliz daquele que tira lições de tudo! Disse Maria.
- Há os que não se curvam diante das dificuldades, disse Roberto à Maria.
Eles falavam de um texto de Cora Coralina que dizia “feliz daquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”.
- Há muita gente que não aprende nunca, disse Maria.
- E há os que não praticam o que aprendem, falou Roberto.
- A vida sempre nos ensina lições e a convivência, uns com os outros, já é um aprendizado sem fim, disse Maria, a mais recatada entre os alunos de Guilherme.
Guilherme era um professor jovem que lecionava à noite para um grupo de terceira idade que tinha muito pouco estudo e que resolvera voltar a estudar, depois de terem criado seus filhos. Alguns de seus alunos já eram até avós. Portanto, ele também aprendia com eles as lições da vida, enquanto ensina a educação formal.
Guilherme era um poeta por natureza e gostava de aplicar poemas às lições dos alunos. Ele achava poética esta convivência onde um jovem de 22 anos ensinava pessoas com mais de 40, 50 e até 60 anos.
- Cora Coralina é uma lição a todos nós. Mesmo com pouco estudo publicou seus primeiros trabalhos depois de viúva e com mais de 60 anos, disse ele como um incentivo à sua turma.
- Eu me sinto privilegiado nesta nossa convivência e volto sempre para casa com uma novidade depois das nossas aulas. É uma lição de vida e de amor o que tiro e ouço de todos vocês, por isto agradeço também a oportunidade do aprendizado.


Mário Feijó
28.08.14

Postar um comentário