quarta-feira, 19 de setembro de 2018

RETALHOS DA VIDA

RETALHOS DA VIDA


Cada um de nós traz histórias que se entrelaçam. Estamos sempre interagindo com familiares, amigos, conhecidos e até com desconhecidos.
Dia desses encontrei Sônia que me contou a história de David. Ela o descobriu todo sujo à beira do pântano. Queria ter filhos e pensou “este é meu filho”. Levou o menino pra casa. O bebê estava todo sujo de lama tinha uma cara redonda, encantadora. Ela pensou “é parecido comigo”. Quase nem chorava, parecia fraco e faminto. Deu-lhe um banho e foi vendo o “moreninho” desbotar. O menino era branquinho e tinha olhos verdes. Devia ter quatro ou cinco meses apenas. Isto aconteceu há quase sessenta anos. Não havia burocracia e as pessoas davam seus filhos como quem dá um bichinho. Nem precisou ir à polícia registrar o fato. Foi no cartório e registrou o menino como sendo seu. Ela já estava apaixonada pelo bebê. Sentia que sua alma o gerara... O menino chorava com fome, ela o alimentava com mamadeira, mas uma semana depois sentiu algo quente na blusa. Era leite, seu instinto materno fez seu organismo produzi-lo. Agora ninguém mais o tiraria dela. Lágrimas selaram aquele encontro...
Fátima estava quieta num canto, mas lembrou de sua infância pobre e nos contou que seus pais eram pequenos produtores e tudo que tinham tiravam da roça, em seu pequeno sítio. Todo o sustento da casa era obtido naquele pedaço de terra. A mãe preparava todos os alimentos com produtos do quintal. Ela fazia comidas gostosas: café, passava em um coador de pano num bule de barro estrategicamente colocado em cima do fogão à lenha; galinhas haviam no quintal e forneciam ovos e a carne de frango; os porcos forneciam a banha, torresmo, toucinho e, também a carne; tinham Mimosa, uma vaquinha, que dava o leite e que era o xodó de Fátima e dos irmãos. A mãe, prendada, fazia pão de casa, delicioso e quentinho todos os dias, junto com broas e roscas, mas o sonho de Fátima e dos irmãos era comer um daqueles pães que haviam nas padarias da cidade. Hummmm que delícia, comentavam. Fátima falou que comeria um bem grande de uma única vez. O irmão franzino um dia arrumou emprego na cidade e com o primeiro salário comprou vinte pãezinhos. Comeu todos em sua volta para casa, de uma única vez. Contou ele, em segredo, dizendo pra irmã: - eu ia trazer pra todos, mas fui comendo, comendo, comendo e quando vi acabaram.
Todos sonhamos com coisas grandes, porém Fátima e seus irmãos sonhavam com algo tão simples, fácil de ser obtido, tão barato, tão pequeno. Hoje, graças a Deus ela come todos os pãezinhos que quer.
No outro lado da sala estava Larissa (que chegara quando o grupo já estava reunido), toda coquete, falou que tinha um amigo, o qual adorava, mas que ele sofria pelos problemas familiares. Felizmente era casado e estava longe dos irmãos, mas não conseguia ser completamente feliz porque os três irmãos eram viciados. Aline, sua irmã mais nova tinha um bebê que deixava jogado e também o maltratava. Esta é a pior. Os outros eram somente o vicio. Roubavam o que podiam e já estiveram todos envolvidos com a polícia. Maurício era um rapaz com 32 anos; casado; 1,93 cm de altura; cabelos negros, feito noite sem luar; olhos verdes e só não se sentia completamente feliz por causa dos irmãos problemáticos. Falou com Larissa na tentativa de arrumar uma vaga para atendê-los no CAPS de Capão da Canoa.
Luciane, amiga de Larissa, estava deprimida por tantos problemas que via. Sua vida também não era um mar de rosas, ela se sentia deprimida e lutava há anos contra a depressão. Mas o que mais a entristecia era Taylla, uma vizinha, com 43 anos que era um demônio em corpo de mulher. Falou pra Larissa quem sabe arrumamos tratamento também pra esta moça.
A terapeuta Adriana disse: - pode trazer tua amiga. Nós a receberemos. Para amenizar a tarde e o encontro Adriana mostrou fotos de sua família “café com leite” nascida de um relacionamento que já dura trinta e dois anos. Só podia ser mesmo uma família feliz, pois ela é uma pessoa doce e encantadora que recebe seus pupilos como se fossem filhos seus...
São tantas as histórias de vida que o grupo nos trouxe, até que o gato Bolinha, de Maria José chegou bateu com a pata num vaso no centro da sala, derrubando-o no chão, molhando a todos que decidiram ir embora, molhados e respingados de flores, disfarçando as lágrimas...

Mário Feijó e o grupo de Adriana - CAPS
(histórias criadas pelo grupo num trabalho de terapia ocupacional onde sou voluntário. FOTOS: o grupo fazendo arte com material reciclável)

Nenhum comentário: