sexta-feira, 19 de agosto de 2016

SER HUMANO – ESTE ANIMAL RACIONAL (?)

SER HUMANO – ESTE ANIMAL RACIONAL (?)

                Numa alcateia, os lobos mais velhos vão à frente, protegidos na retaguarda pelos mais novos.
Nenhum outro animal abandona os mais velhos, porém os seres humanos “civilizados” fazem isto com muita facilidade e frequência. Pelo que eu sei e já vi os “indígenas”, nativos, aborígenes ou os primeiros habitantes da Terra nunca fizeram isto. A Antropologia nos mostra isto nos estudos primitivos da humanidade. Será que a dita civilização fez isto com os humanos? Será que ao invés de evoluirmos “involuímos”!?
Com frequência vejo filhos que não querem saber dos pais, alguns até se aproveitam de seus rendimentos, em benefício próprio sem dar assistência ao idoso. Vejo até brigas por herança enquanto o corpo é velado. Sem contar os que querem partilhar tudo o que o idoso acumulou, e que deveria gerar-lhe qualidade de vida na velhice. Muitos só querem usufruir sem ir à luta.
Estamos num planeta, como se estivéssemos em um barco. Mas os homens não pensam em harmonia, em cuidar desta embarcação. Até quando o planeta suportará a destruição que o homem causa? Até quando ficaremos sem aprender as lições mínimas de civilidade e convivência harmônica?
E se falarmos daqueles que querem acumular infinitamente riquezas que nunca poderão ser gastas em uma única vida, enquanto muitos morrem de fome diariamente?
É chegada a hora de refletir. É chegada a hora de evoluirmos. A ciência caminha a passos rápidos. Vejamos tudo o que já aconteceu nos últimos 100 anos. E o homem parece caminhar para trás. Deveríamos pensar na vida como uma construção de valores e não de riquezas. A riqueza desaparece numa simples catástrofe, mas o que construímos como Ser, isto é eterno. É uma herança imutável que nada destruirá. Temos que aprender novos valores, não somente o valor do dinheiro. Temos que aprender a Ética, e ética implica em justiça.
Sei que criamos os filhos para o mundo, não para ficar sob nossas “asas”, mas eles esquecem de ouvir àqueles que lhes deram vida, educação, amor. Criam novos conceitos e julgam sem conhecimento do que os pais fizeram para que eles sejam o que são. Falta amor. Falta compreensão. E enquanto isto não for mudado, seus filhos farão o mesmo com eles, vendo o exemplo do que seus pais fizeram com seus avós, e a vida continua, sem uma melhora da raça humana.
Infelizmente isto não acontece só em países subdesenvolvidos, mas nos países ditos desenvolvidos. Comecemos a mudar isto nas nossas casas, nas nossas famílias, nos nossos lares e quiçá tenhamos um planeta sob uma melhor energia. Que Deus nos proteja! Que os deuses nos protejam! Que qualquer coisa nas quais acreditamos nos protejam! E que tenhamos um planeta melhor!
Que sejamos menos racionais e mais lobos protegendo sua alcateia!

Mário Feijó
19.08.16



Nenhum comentário: